Nota de esclarecimento sobre GDACT para aposentados e pensionista até 2005

AFINCA • 02 de agosto de 2018

A MP nº 2.229-43/01, no art. 19, criou a GDACT.

A partir da MP nº 210, de 2004, artigo 16, determinou o pagamento de 50% da respectiva gratificação aos aposentados e pensionistas.

Contudo, em vista de que os servidores em atividades não eram avaliados a Justiça determinou, aos servidores que ingressaram com ação judicial, o pagamento de forma integral aos aposentados e pensionistas.

Porém, ficou estabelecido na decisão judicial: que o pagamento integral ocorreria até o primeiro ciclo de avaliações, ou seja, até que o governo realizassem as avaliações nos servidores ativos.

Desta forma, a Portaria nº 702/13, do Ministério da Saúde, institui o critérios e procedimentos específicos de avaliação de desempenho individual e institucional e de atribuição da Gratificação de Desempenho de Atividade de Ciência e Tecnologia (GDACT), fazendo cessar o pagamento integral determinado nas decisões judiciais, voltando aos 50 pontos iniciais.

Vale esclarecer que a MP nº 2.229-43/01, no artigo 59 prevê a incorporação aos aposentados e pensionistas que tenham recebido por pelo menos 05 anos a respectiva gratificação.

Ainda, aos aposentados e pensionistas que são amparados pela paridade constitucional, a Lei nº 13.326/16 facultou então aos servidores, optar pela incorporação de gratificação de desempenho aos proventos de aposentadoria ou de pensão na forma especificada abaixo, desde que tenham percebido a gratificação por, no mínimo, 60 (sessenta) meses, antes da data de aposentadoria ou de instituição da pensão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo