Perguntas Frequentes

Quais as vantagens de me associar à Afinca?

1. Participar de uma Associação que luta junto às entidades que compõe o Fórum de C&T, em prol da Carreira e da valorização do Serviço Público.
2. Ter representação associativa com caráter sindical.
3. Desfrutar do Clube de benefícios.
4. Ter apoio jurídico especializado.
5. Participar de eventos que promovem a integração de todos os servidores.

Existe alguma desvantagem em me filiar à Associação?

Não, muito pelo contrário! Ao se filiar você passa a fortalecer a negociação entre as categorias e o INCa. Além disso, tem outras vantagens oferecidas pelo nosso Clube de Benefícios que te proporciona parcerias com instituições como: o SESC, SESI, SENAI, serviços de assistência jurídica, assistência em saúde, descontos em escolas de idiomas e faculdades. Conheça nosso Clube de Benefícios!

O que é ser um Associado Afinca?

É estar inserido em uma entidade representativa, onde por meio de uma contribuição simbólica você ajuda a fortalecer as lutas da categoria. É uma forma também, de ao participar das Assembléias, contribuir para a construção de uma associação que preze ainda mais pela qualidade de vida e defenda o interesse de todos.

A Afinca é uma entidade de luta?

Sim! E uma das vantagens de ser associado, é o fato de poder estar enquadrado numa organização com poder e capacidade de negociação. A Afinca tem o direito de debater coletivamente, constitucionalmente, com capacidade judiciária (ou seja, pode intervir como parte legítima em ações judiciais).

A Afinca só faz eventos sociais?

Não. A Afinca é um órgão de representação associativa com caráter sindical, foi criada para defender e fazer valer na prática o direito dos trabalhadores do INCa.

Tudo que é oferecido na Afinca é financiado apenas pela contribuição dos associados?

Sim. Por isso a Afinca convida a todos e reforça a necessidade da associação, porque quanto mais adesão houver, maior capacidade de negociação e maior a possibilidade de financiamento para que novos benefícios existam para a categoria.

A Afinca luta apenas por demandas dos associados?

Não. Apesar de representar legalmente apenas os associados, a Afinca tem uma função social, a qual cumpre apoiando outros órgãos públicos de saúde ou entidades representativas e sindicatos de servidores públicos.

Como é recolhida a contribuição em favor da Afinca?

É muito simples:
1° preencha a ficha de pré-cadastro
2° entre no site/app sougov para autorizar o desconto em folha de pagamento (clique aqui e veja o passo a passo)
3° envie-nos um e-mail para o endereço atendimento@afinca.org.br com seu nome completo e o código de autorização fornecido no site sougov.br
Lembre de anexar uma foto de rosto em boa qualidade para confecção de sua carteira de associado, informando onde prefere retira-la: na sede ou na sala do seu HC de origem.

De quanto é o recolhimento da contribuição associativa?

A contribuição em favor da Afinca é o equivalente a 0,5% sobre os vencimentos básicos + gratificações, descontado diretamente no seu contracheque.

Tenho acesso a prestação de contas da Afinca?

Sim. No site é disponibilizado mensalmente o balancete referente a todas as operações realizadas, assim como também, um balanço anual.
A Afinca conta também com um Conselho Fiscal, que fiscaliza e analisa os balancetes mensais e o balanço anual, antes de suas publicações no site.

Gostaria de ser Diretor da AFINCA. Como faço?

As eleições da AFINCA são bianuais. Para ser Diretor é necessário:
• Ser servidor do INCA;
• Ser associado há pelo menos 90 dias antes da eleição
• Registrar a Chapa de acordo com o Estatuto da AFINCA

Os Diretores da AFINCA têm algum salário ou benefício?

NÃO. Não existe salário ou benefício para ser Diretor da AFINCA. O trabalho é de caráter voluntário.

Os Diretores da AFINCA têm dispensa de carga horária?

NÃO. Oficialmente, pela Lei 8112/1990 (Lei dos servidores públicos) só há dispensa quando o órgão de representação tiver alcance nacional. Não é o caso da AFINCA. O que pode existir é um acerto entre as chefias imediatas e os Diretores para a dispensa casual em alguma atividade da Associação.

O que é uma associação?

Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal, que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de associação ou seu objetivo podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.
A associação então, é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns.

Como posso entrar em contato com a Afinca?

Nossos canais de atendimento são:
Telefones: (21) 3970-2196 / (21) 2224-4560
E-mail:
atendimento@afinca.org.br
aposentados@afinca.org.br
assedio@afinca.org.br
convenio@afinca.org.br (exclusivo para parcerias)
Whatsapp: (21) 96578-0847
Site: afinca.org.br
Facebook: afincaoficial
Instagram: afinca_oficial

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo