Aumento do auxilio pré-escolar e creche: um direito do servidor do Inca

A AFINCA se reuniu, no mês passado, com a Direção-Geral do INCA para tratar de Creche-e-escolareivindicação de um grande número de servidores e servidoras do Instituto: o acesso à Creche Albert Sabin, do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nerj/MS). Essa creche atende aos filhos dos servidores do Nerj e dos hospitais federais do Rio de Janeiro. Por alguma razão, os servidores do INCA, apesar de subordinados ao Ministério, ainda não têm assegurado o acesso à creche.

Mas, de acordo com o site do Nerj, “o auxílio pré-escolar é um direito do servidor público federal. Durante todo o ano a creche recebe crianças até dois anos e meio de idade. A partir dessa faixa etária, as inscrições costumam acontecer entre novembro e dezembro, com início do ano letivo em fevereiro”.

Por outro lado, o auxilio pré-escolar pago pelo governo hoje é em torno de R$ 90,00 e nunca foi atualizado desde sua implantação. Até mesmo por isso, a AFINCA entende que o acesso dos servidores do Instituto à Creche Albert Sabin é urgente. Assim, a Associação solicitou à Direção-Geral que intercedesse junto ao Ministério para que os servidores do Instituto tenham esse direito garantido.

Paralelamente, a AFINCA estuda como proceder juridicamente para que o valor pago atualmente a título de auxílio pré-escolar seja reajustado. Assim, a Associação disponibilizou um ofício da Associação de Funcionário da Capes (Ascapes) ao Fórum de C&T com argumentos sólidos para serem apresentados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) justificando a necessidade de revisão dos valores do auxilio pré-escolar.

Publicado no Blog ServidorINCA

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo