
A Campanha De Olho nos Olhinhos, capItaneada pelo jornalista Tiago Leifert, que foi amplamente divulgado na última semana, deu visibilidade e colocou no centro da atenção o tema: retinoblastoma.
O retinoblastoma é um tumor maligno da retina, desenvolvido a partir dos retinoblastos que são células precursoras dos fotorreceptores* da retina. Esta doença pode ser hereditária, afetando, geralmente, ambos os olhos de crianças menores de 5 anos, ou também, não hereditária, quando afeta somente um olho e neste caso, atinge crianças com mais idade.
Sinais e sintomas
O sinal mais comum e visível do retinoblastoma é uma aparência anormal da retina, vista como um corpo branco através da pupila (leucocoria), também conhecido como “olho de gato”. Outros sintomas incluem deterioração da visão, conjuntivite, glaucoma, e estrabismo.
O dia 18 de setembro foi instituído pela TUCCA (Associação para Crianças e Adolecentes com Câncer) como o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, com o objetivo de alertar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma e assim, garatinr um bom resultado no tratamento.
Na presença de algum dos sinais e sintomas, procure imediatamente, um oftalmologista.
Saiba mais em:
https://deolhonosolhinhos.org/
*Fotorreceptores são células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz, permitindo assim que o cérebro reconheça imagens[1].
.
.
Compartilhe a informação!
Juntos Somos Mais Fortes!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial