Com novas regras, cadastro no SUS é fundamental para garantir verbas para a saúde pública

AFINCA • 09 de dezembro de 2019

Na defesa da saúde pública e de um Sistema Único de Saúde (SUS) forte a AFINCA recomenda que todos os seus associados, familiares, colegas e amigos façam cadastro no SUS.
A partir de 2020 as regras de transferência de recursos do governo federal para os municípios para os programas de Atenção Básica mudarão. De acordo com portaria de novembro de 2019 (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.979-de-12-de-novembro-de-2019-227652180) o primeiro critério para os repasses financeiros passa a ser o número de cidadãos cadastrados, e não mais o total da população do município ou suas pendências e necessidades específicas.
Assim, caso um grande número de pessoas não esteja cadastrado, os recursos que as cidades receberão serão muito menores, dificultando um mínimo acompanhamento aos pacientes e ações preventivas e emergências que atualmente são contempladas pelos programas.

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo