Limite de crédito consignado para aposentados sobe para 40%

AFINCA • 15 de outubro de 2020

O limite de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou de 35% para 40% do benefício em outubro. O novo percentual vale para contratos firmados até dia 31 de dezembro.
A Medida Provisória (1006/2020) que determinou o aumento de limite de crédito também estabelece prazo de 90 dias para o início do pagamento das parcelas. O bloqueio da carência de tempo de aposentadoria para ter acesso ao crédito passa para um mês, antes eram três meses. Os juros do empréstimo continuam em 1,80% ao mês.

Cuidados

Para o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o que o aposentado tem de levar em conta antes de contratar o empréstimo é que ele vai ter um dinheiro a mais no momento, mas terá um valor maior de seu benefício comprometido nos próximos tempos; ou seja, o orçamento familiar pode ficar comprometido no futuro próximo.

Média

Segundo o boletim estatístico da Previdência Social do Ministério da Economia, em junho de 2020 a média do valor da aposentadoria paga no país foi de R$ 1.348,07. (Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo