Novembro Azul alerta sobre necessidade de exames contra câncer de próstata

AFINCA • 03 de novembro de 2020

A Campanha Novembro Azul alerta a sociedade para a importância de cuidados para preservação da saúde do homem. A população masculina com mais de 50 anos deve procurar orientação médica para realizar exames de prevenção ao câncer de próstata, que é uma das doenças que mais matam os homens no país. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil deve fechar 2020 com quase 66 mil novos casos da doença.
A próstata faz parte do aparelho reprodutor masculino e tende a crescer com o avanço da idade. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, muitas vezes não causando nenhum tipo de sintoma. Quando a descoberta da doença é feita precocemente e o tratamento realizado, as chances de cura chegam a 95% dos casos.
A consulta regular ao médico e a realização dos exames de medição do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue e de toque retal são os maiores aliados para o rastreamento da doença. De acordo com os médicos, a alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos, não fumar e evitar ingestão de bebida alcóolica também ajudam na prevenção à doença. (Com agências)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo