Servidores unidos pela derrubada de veto do presidente a reajuste salarial

AFINCA • 3 de julho de 2020

A AFINCA, junto ao Fórum de C&T, servidores públicos da Saúde e de diferentes órgãos de todo o país se mobilizam pela derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro à possibilidade de reajuste salarial e progressão de carreira no serviço público até dezembro de 2021. O veto foi feito na sanção da lei 173/20, que define as regras para o socorro financeiro do governo federal a estados e municípios durante a epidemia de Covid-19.
O veto agora aguarda votação no Congresso Federal, onde senadores e deputados em sessão conjunta podem derrubá-lo e voltar a fazer valer a possibilidade de reajuste salarial aos servidores. Pelos prazos do Congresso, o veto deveria ir à votação até o dia 13 de julho. No entanto, devido ao novo calendário imposto pela quarentena, ainda não há data certa para a votação.

Contato com parlamentares

Enquanto a data de votação não é definida, associações e órgãos representativos recomendam que o maior número possível de servidores faça contato com deputados federais e senadores de seus estados, enviando uma mensagem pela derrubada do veto. O contato dos deputados federais pode ser acessado no site https://www.camara.leg.br/deputados/quem-sao. O dos senadores, no site https://www25.senado.leg.br/web/senadores
Além da mobilização virtual, as entidades também têm feito contatos presenciais, respeitando o distanciamento imposto pela Covid-19. Nesta quinta-feira (2/7), em Brasília, servidores de variados órgãos estiveram no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, conversando com a população e mostrando dados provando que o reajuste salarial dos servidores não é o vilão do orçamento federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *