AFINCA SE REUNE COM A MINISTRA DA SAÚDE, NÍSIA TRINDADE

Desde o final de 2022, a AFINCA (Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer) vem articulando com o novo governo para ter o diálogo necessário sobre a situação dos servidores do INCA; a nomeação de um(a) novo(a) Diretor (a) Geral e para expressar “O INCA que queremos.”

A Associação conseguiu enviar um documento resumido com nossas demandas ao Governo de Transição, em dezembro de 2022 e ainda teve um breve diálogo com o Secretário da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), na qual o INCA fica lotado.

Ainda houve a articulação para o agendamento de um encontro com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e o retorno obtido foi de que a mesma gostaria de dialogar com a AFINCA antes da tomada de decisão em relação a Nova Diretoria Geral do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Nesse ínterim, a AFINCA esteve em contato intenso com possíveis postulantes ao cargo de Diretor(a) Geral do INCA, inclusive em encontros presenciais.
Nesses diálogos com os candidatos foram discutidos dentre outras propostas, a necessidade urgente e inegociável de flexibilização da carga horária e as questões de assédio dentro do Instituto.

A Afinca também conseguiu contato com a secretária da Ministra para agendarmos uma reunião, o que felizmente, ocorreu hoje, 12 de janeiro de 2023

Na reunião em que estiveram presentes, a Ministra da Saúde, Nisia Trindade e o Secretário da SAES, Helvécio Miranda, foram apontadas as seguintes questões:
• Flexibilização da carga horária;
• Valorização dos servidores;
• A importância do combate ao assédio e também
• Critérios para a escolha dos futuros Diretores Gerais do INCA: que seja feita por meio de eleição com consulta a comunidade INCA e não mais por indicação política.

A ministra Nísia Trindade agradeceu as nossas impressões de perfil para o novo(a) diretor(a) e disse ter registrado nossas contribuições. Quanto as modernizações das questões trabalhistas disse estar atenta e irá dialogar com o Ministério da Gestão e Inovação.
O Secretário da SAES/MS virá ao INCA e se comprometeu a agendar reunião com a AFINCA.

A AFINCA continuará lutando e cobrando em prol de um INCA inclusivo, participativo e humano. A luta da Associação, que é e sempre será em favor dos servidores, frente ao novo governo, está apenas começando.



Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo