05 de novembro: DIA DA CULTURA E DA CIÊNCIA

Hoje é celebrado o Dia da Cultura e da Ciência, data instituída pela Lei 5.579/1970, como uma forma de homenagear Ruy Barbosa nascido em Salvador, em 05 de novembro de 1849 e que foi um intelectual brasileiro com importante contribuição como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Estudioso da língua portuguesa, Ruy Barbosa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras (1897) – ocupando a cadeira n.º 10 – da qual foi presidente entre 1908 e 1919 em substituição a Machado de Assis. Também teve destaque por atuar como ministro da Fazenda no governo de Deodoro da Silva e em momento anterior, por seu engajamento na causa abolicionista, sua colaboração com o jornalismo do Diário da Bahia. E ainda, chegou a ocupar o cargo de deputado na Assembleia da Bahia.

A homenagem se propõe a fortalecer os ideais de Ruy Barbosa na defesa do saber e na importância do conhecimento como uma ferramenta poderosa para romper barreiras e promover o progresso da sociedade.

Cabe aos cidadãos e às instituições, junto aos seus representantes eleitos, a reivindicação, acompanhamento e fiscalização, para que não se perca nem desvalorize o conhecimento sobre tudo o que foi conquistado até o momento.


Juntos somos mais!
Associe-se!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo