A AFINCA COMEMORA 25 ANOS DO PRIMEIRO CONCURSO PÚBLICO DO INCA

Há 25 anos era realizado o primeiro concurso público do Inca (Instituto Nacional de Câncer), após sua inclusão na carreira de Ciência e Tecnologia (C&T). A Afinca (Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer) teve participação ativa na luta e posterior conquista pela realização do 1º edital do concurso público do Instituto, reafirmando o compromisso do Inca em oferecer um serviço público, gratuito e de qualidade.

O cenário da ocasião era de um Instituto enfraquecido em todas as áreas de atuação, proveniente de aposentadorias e mortes sem a devida reposição, sendo iminente a necessidade de se gerar novas vagas, a fim de proporcionar a manutenção do atendimento, através da melhoria de um serviço altamente especializado e inclusive gerar maior agilidade com o aumento do quadro funcional. Outro momento importante do qual fizemos parte foi a negociação da ampliação das vagas do penúltimo concurso, evitando um caos no Inca, o que foi aprovado pelo Senado Federal, após audiência da diretoria da Afinca com o Presidente da República em exercício José Alencar.

Em Brasília, foi um grande desafio para a Afinca, presidida pela Srª Arli Pereira em seu 2º madato consecutivo, atuar na sensibilização de parlamentares sobre o assunto – a necessidade de um concurso em 1996 – através da entrega de documentos, visitas a gabinetes e também junto ao Fórum de C&T, quando contamos com a atuação da bancada do Rio de Janeiro, representada pelo então deputado Miro Teixeira.

Em momento anterior, negociamos a inclusão do Inca na Lei n° 8.691/93, que criou o Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia, mobilizando seus pesquisadores, o que hoje permite a está Instituição desenvolver-se como referência nacional, propiciando aos seus servidores um plano de cargos de destaque dentro do serviço público. A partir daí, os servidores do Ministério da Saúde lotados no Inca puderam optar pela então nova carreira de C&T.

Portanto, no dia de hoje e após tantas lutas, cabe-nos reforçar a importância de uma Associação forte e engajada com lutas que beneficiem os servidores e a sociedade e parabenizar todos os envolvidos com um movimento que se fortaleceu há pouco mais de 2 décadas e persiste até hoje, enquanto ainda atuamos contra propostas como a PEC-32, que intenciona sucatear o serviço público, fragilizando a estabilidade do servidor e transformando-o em um verdadeiro cabide de empregos sem garantias técnicas.

Parabéns aos aprovados nesse concurso! A Afinca tem muito orgulho em fazer parte dessa história!

Uma Representação Forte se faz com uma Associação Forte!

ASSOCIE-SE!

afinca.org.br
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial
(21) 3970-2196 / (21) 2224-4560
Endereços Eletrônicos:
atendimento@afinca.org.br
aposentados@afinca.org.br
assedio@afinca.org.br
convenio@afinca.org.br (exclusivo para parcerias)

afinca #afincarj #inca #incarj #associação #representação #servidorpúblico #servidoresincarj #associaçãoincarj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo