AFINCA PARTICPIPA DA REUNIÃO ANUAL DA SBPC
Fórum de Ciência & Tecnologia propicia participação da Afinca na 74ª reunião da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 1948, nos moldes das que já existiam em outros países no pós-guerra, é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Exerce um papel importante na expansão e aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T), bem como na difusão e popularização da ciência no país. Representa mais de 160 sociedades científicas e mais de 5 mil sócios ativos (pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em C&T).

Desde a sua fundação, a SBPC participa de debates que determinam os rumos das políticas de C&T e da educação no Brasil. Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, órgão consultivo do Governo Federal para definições das políticas e ações prioritárias no campo de C&T.

Anualmente realiza diversos eventos de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência.
Ao longo da sua existência, a SBPC teve papel fundamental e muito contribuiu na criação de organizações como: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 1951) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, 1951), além das Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer, 1971) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, 1972).

Nos anos 80 lançou a revista Ciência Hoje (1982) e posteriormente o Jornal da Ciência (1987).
Em 1985, foi criado o atual Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I), que possibilitou o fortalecimento do sistema nacional de C&T.

A SBPC participou de todos esses momentos. E está ciente que ainda há um longo caminho a percorrer para que a ciência, a tecnologia e a inovação desenvolvidas no país passem a influir diretamente na qualidade de vida e bem estar da sociedade.

As Reuniões Anuais da SBPC que são realizadas desde 1949 ininterruptamente, sempre tem um tema relacionado a C&T e conta com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, com o objetivo de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas de conhecimento para toda a população.

Neste ano, entre os dias 24 e 30 de julho, acontecerá a 74° Reunião Anual da SBPC com o tema “Ciência, Independência e Soberania Nacional”. A reunião será de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais, nos quatro campi da UnB, em Brasília.
Há alguns anos a Afinca participa das Reuniões Anuais da SBPC, através do Fórum de C&T, representada por seus diretores e, este ano, publicará pequenos relatórios diários durante sua estada.


Uma representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo