MINISTRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO RECEBE FÓRUM DE C&T

No dia 07/03,a Afinca junto ao Fórum de C&T, foi recebida pela a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, com a presença da Assessora de Participação Social Elisangela L.de Oliveira e do Secretário de C&T em Desenvolvimento Social Inácio Arruda.

Foi entregue a Ministra as pautas de reivindicações dos Servidores de C&T, formuladas pelo Fórum em janeiro, no Seminário de Planejamento, que ocorre anualmente, em Belo Horizonte, também foi entregue o Diagnóstico da Força de Trabalho atualizado.

O Fórum fez uma apresentação das Carreiras que compõem o Forum e apresentou os pontos de pauta abaixo relacionados:

1 – Questão Salarial
A ministra mostrou-se receptiva a pauta entendendo a importância da valorização dos trabalhadores de C&T, segundo as palavras da Ministra, são “…a alma do sistema de Ciência e Tecnologia…”.
A ministra se comprometeu a encaminhar o Aviso Ministerial aos Ministérios de Gestão e Inovação e Planejamento apoiando nossa mesa setorial, assumiu o compromisso de fazer gestão junto às ministras Esther Dweck e Simone Tebet em defesa dessa negociação.
2 – Concurso Público
A ministra concorda com o Fórum sobre a urgência dos Concursos públicos e discorda com propostas de contratação temporária.
3 – Financiamento das Instituições de C&T
O Fórum reafirmou a necessidade da recomposição orçamentária dos órgãos de C&T.
4- Democratização da Gestão
A ministra Luciana se comprometeu de restabelecer através de normativa ministerial a representação dos Servidores nos Comitês de Busca de dirigentes das Unidades de Pesquisa. Além disso, a ministra se comprometeu com a construção da Conferência Nacional de C&T, com a participação dos trabalhadores das Carreiras apoiando ainda processo de construção de uma Conferência Nacional do Serviço Público.
5 – Reuniões periódicas com o Fórum
A ministra se comprometeu a fazer reuniões periódicas com o Forum.
As Entidades do Fórum que participaram da reunião consideraram animadora, pelo acolhimento da ministra e pela disposição de assumir uma série de compromissos.
Desejamos que esse discurso seja transformador em ações práticas.



Juntos Somos Mais!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo