1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

Nesse próximo domingo, 1º de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador, data dedicada aos trabalhadores e anualmente celebrada em quase todos os países do mundo. Este dia de homenagens surgiu decorrente do dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago por melhores condições de trabalho.

No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924 através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas.

A defesa dos direitos dos trabalhadores sempre esteve sob a luz das organizações de trabalhadores, que surgiram no final do século XIX, a fim de fortalecer a luta dos trabalhadores contra uma estrutura trabalhista de benefícios unilaterais do empregador.

Ainda, se faz necessário, repensar sobre os sentidos das instituições de classe: sindicatos, associações e entidades, diante das constantes tentativas do poder público de amputar direitos de forma a desprivilegiar os trabalhadores, ocasionando retrocessos para a sociedade brasileira.

A Afinca está comprometida e engajada com movimentos de luta e preservação dos direitos constitucionais adquiridos e contra eventuais irregularidades praticadas em desfavor dos profissionais do Instituto Nacional de Câncer e consequente ganho para a sociedade, a fim de possibilitar a permanência de todo os bônus conquistados pelos trabalhadores e a prestação de um serviço de qualidade à população”, afirma o presidente da Associação, Leonardo Murad.


Parabenizamos a todos os trabalhadores e em especial aos colaboradores da Associação, Aposentados, Pensionistas e Profissionais da ativa de todas as unidades do INCA!


Convidamos com você para participar da LIVE: “Aposentar? Pra quê?, que será realizada nessa 3ª-feira, 03/05, às 19h no instagram: @afinca_oficial.
Instituições organizadas e unidas promovem conquistas efetivas e duradoras.

Associe-se!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo