AFINCA ALERTA ASSOCIADOS CONTRA CRIMES DE FRAUDE

0

Segundo matéria divulgada pela CNN, o número de tentativas de fraudes, no Brasil, atingiu número recorde em 2021, conforme dados divulgados pela Serasa Experian.

“O Brasil teve, no ano passado, 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude, aponta o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian.
O número representa um aumento de 16,8% em relação ao acumulado de 2020. Os dados de 2021 ganham destaque por serem os mais expressivos de toda a série histórica, iniciada em 2011.”

Leia a matéria completa em: CNN Brasil

Em atenção aos associados, A Afinca produziu este alerta, especialmente para aposentados e pensionistas, com a finalidade de pedir para que todos redobrem os cuidados com seus documentos pessoais: CPF, Carteira de Identidade, Certidões, comprovantes de renda, extratos bancários, etc.
Os documentos pessoais são como chaves abrindo portas para a ação de pessoas mal intencionadas.

Torna-se importante também, o cuidado em transportes de uso coletivo, ao caminhar na rua e até mesmo em locais aparentemente inofensivos nos quais é preciso apresentar algum documento, como postos de saúde, clínicas, Bancos e outros.

Em caso de perda ou roubo de seus documentos pessoais, faça imediatamente um registro em Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou ainda pelo site: Polícia Civil. Isso ajuda a evitar que as informações acabem sendo usadas para aplicar FRAUDES.

A Associação aproveita para solicitar que os associados ignorem qualquer ligação telefônica de qualquer Banco, seja por telefone ou mensagens de whastApp, oferecendo cartão de crédito, empréstimos ou qualquer outro benefício. Essa prática bancária que parece facilitar a vida, muitas vezes, causa prejuízo financeiro e emocional.

DICAS PARA SERVIÇOS BANCÁRIOS:
• Ir até a sua agência e procure o seu gerente;
• Evite ir sozinho! Peça que algum amigo ou parente te auxilie;
• Não assine qualquer documento sem ler;
• Não aceite ajuda de estranhos no acesso ao caixa eletrônico;
• Não forneça a sua senha para ninguém, ainda que seja funcionário do Banco.

Os golpes estão cada vez mais frequentes e, quando acontece fica muito difícil reverter a situação.
Fique atento, pois o melhor remédio é prevenir!


Uma representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo