ASSÉDIO MORAL: BASTA!O
assunto será tema de live da Afinca em 10 de agosto às 20h

Apesar de não ser uma prática nova no mercado de trabalho, o assédio moral vem sendo amplamente discutido na última década. Considerado invisível, ele pode ocorrer tanto em empresas privadas quanto em órgãos públicos, e acarretar graves prejuízos à saúde do colaborador e ao ambiente organizacional.

O Assédio moral é configurado em qualquer nível hierárquico e ocorre de forma intencional e frequente. Está relacionado aos fatores psicossociais que se manifestam durante a jornada de trabalho e nas relações laborais, em decorrência da forma de organizar e gerir o processo produtivo.

Em 8 de março de 2023, o presidente da República enviou ao Congresso, por meio de da Mensagem 86/2023, o texto da Convenção Nº190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho para a consideração da aprovação de sua ratificação.

Pergunta-se: De que maneira a ratificação da Convenção 190 da OIT ajuda no combate à violência e ao assédio moral no trabalho e em especial contra as mulheres no Brasil?

A Afinca debaterá o tema em uma nova live a respeito de Assédio Moral no trabalho, tendo como convidada a Drª Adriane Reis, procuradora do Ministério Público do Trabalho e grande pesquisadora do assunto para esclarecer sobre a convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho.

A Convenção 190 é o primeiro tratado internacional a reconhecer o direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho livre de violência e assédio, incluindo violência e assédio com base em gênero.

Também estará presente, a Drª Araceli, sócia-fundadora do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues advogados associados, o qual presta assessoria jurídica à Afinca e seus associados e é especializado na defesa de agentes e servidores públicos, do concurso à aposentadoria.

Afinca segue na luta contra toda forma de violência no trabalho e em parceria com as autoridades no combate, prevenção e conhecimento sobre Assédio Moral no Trabalho e convida toda a comunidade INCA a participar do debate.

A live acontecerá no dia 10/08 às 20h, no instagram da Afinca: @afinca_oficial.
Contribua e envie suas perguntas pelo nosso direct.


Uma representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo