ASSÉDIO MORAL

O QUE É?

O assédio moral caracteriza-se pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada no tempo, no exercício de suas funções. Tais situações ofendem a dignidade ou a integridade psíquica dos trabalhadores. Por vezes, são pequenas agressões que, se tomadas isoladamente, podem ser consideradas pouco graves, mas, quando praticadas de maneira sistemática, tornam-se destrutivas.

ALGUMAS ATITUDES QUE EXPRESSAM O ASSÉDIO:• Retirar a autonomia do servidor, estagiário ou terceirizado;• Contestar, a todo o momento, as decisões do servidor, estagiário ou terceirizado;• Sobrecarregar o servidor, estagiário ou terceirizado de novas tarefas;• Retirar o trabalho que normalmente competia àquele servidor, estagiário ou terceirizado.

ALGUNS ALVOS MAIS FREQUENTES: Os alvos frequentes das condutas de assédio são as mulheres e os servidores, estagiários ou terceirizados enfermos ou que sofreram acidente de trabalho, que são discriminados e isolados. Sendo comuns as seguintes condutas:• Ridicularizar o enfermo e sua doença;• Controlar as consultas médicas• Substituir o posto do servidor, estagiário ou terceirizado em licença médica, a fim de constrangê-lo em seu retorno, quando, muitas vezes, o substituto é deslocado sem necessidade, apenas evidenciando a ausência do colega.

Saiba mais entrando em contato com assedio@afinca.org.br

Denuncie uma má conduta! SUA IDENTIDADE SERÁ MANTIDA EM SIGILO!

FONTE: Conselho Nacional do Ministério Público, 2016Saiba mais no site do Ministério Público Federal.

Telefones: (21) 3970-2196 / (21) 2224-4560
Endereços Eletrônicos:
atendimento@afinca.org.br
aposentados@afinca.org.br
assedio@afinca.org.br
convenio@afinca.org.br (exclusivo para parcerias)

instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo