ASSÉDIO SEXUAL!
Você sabe como identificar e como resolver?

Em 2022, A Associação dos Funcionários do INCA, AFINCA, abriu um canal exclusivo para atendimento deste tema tão sério e delicado, Assédio Sexual, e que infelizmente, representa uma prática mais comum do que imaginamos.

Por isso, é importante saber como se defender e a Afinca está com você nessa luta!

O que é?
O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em constranger colegas por meio de cantadas e insinuações constantes, com o objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Essa atitude pode ser clara ou sutil, falada ou apenas insinuada, escrita ou explicitada em gestos, vir em forma de coação ou, ainda, em forma de chantagem.

Quais as formas de assédio sexual?
O assédio sexual é uma forma de abuso de poder no local de trabalho.
• Assédio por Intimidação
• Assédio por Chantagem

REQUISITOS PARA A CONFIGURAÇÃO DO ASSÉDIO SEXUAL:
a) Constrangimento provocado por agente que assim age favorecido pela ascendência exercida sobre a vítima. Do ponto de vista trabalhista, o assédio sexual entre colegas de mesma hierarquia pode ser caracterizado e gerar responsabilidade ao empregador/Poder Público, ainda que por omissão, por não garantir um ambiente de trabalho psicologicamente saudável e isento de assédio;
b) De forma dolosa;
c) Pelo comportamento do agente que visa à vantagem sexual;
d) Sem o consentimento da vítima. Não sendo necessário o contato físico, pois várias condutas podem configurar assédio. Essa prática pode ser clara, de forma verbal ou escrita, ou de formas sutis (comentários, gestos, imagens enviadas por e-mails, entre outros).

ASSÉDIO SEXUAL É CRIME?
A Lei nº 10.224, de 15/05/2001, introduziu no Código Penal o crime de assédio sexual, na redação do art. 216-A: “Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. A pena prevista é de detenção, de 1 (um) a 2 (dois) anos.

Saiba mais entrando em contato com assedio@afinca.org.br
SUA IDENTIDADE SERÁ MANTIDA EM SIGILO!

FONTE: Conselho Nacional do Ministério Público, 2016
Saiba mais no site do Ministério Público Federal.


Juntos Somos Mais!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo