QUAL É O PAPEL DE UMA ASSOCIAÇÃO?

Surgidas na Idade Média, através das Corporações de Ofício, que agrupavam indivíduos com fins religiosos, econômicos ou político-sociais, as Associações ganharam forte relevância a partir da Constituição de 1988 que garante o agrupamento de indivíduos com um objetivo em comum.

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

(…)

XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;

XVIII – a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

XIX – as associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado;

XX – ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado;

XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; (BRASIL 1988).

O Código Civil, em seu Capítulo II, trata das associações, conceituando-as em seu artigo 53 como uma “união de pessoas que se organizem para fins não econômicos.” (BRASIL, 2002).

A Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer, Afinca, fundada em 1985, surgiu como fruto da ação de parcela dos funcionários do Instituto Nacional de Câncer (INCA), tendo como propósito: influenciar nas decisões centrais e impactar positivamente na qualidade de vida e de trabalho de todos os profissionais que dedicam-se direta e indiretamente ao ofício de zelar pela população com câncer.

SOU ASSOCIADO! COMO POSSO AJUDAR?

  1. Fornecer informações e denúncias de assuntos de interesse comum aos associados e/ou servidores públicos do INCA
  2. Divulgar o trabalho da Associação com os colegas de trabalho, sejam associados ou ainda não associados
  3. Convidar colegas servidores do seu setor, unidade e/ou de outras unidades para se associarem.

COMO FAÇO PARA ME ASSOCIAR?
É bem simples! E você pode fazer em 3 passos:
1 – Preencher a ficha de pré-cadastro;
2 – Entre no site: sougov.br para autorizar o desconto em folha (ver o passo a passo);
3 – Para validarmos seu cadastro, envie um e-mail para: atendimento@afinca.org.br com seu nome completo e o código de autorização fornecido no site sougov.
Lembre de anexar uma foto de rosto em boa qualidade para confecção de sua carteira de associado, informando onde prefere retira-la: na sede ou na sala do seu HC de origem.

Pronto! A partir daí, você se torna um associado e já pode usufruir do Clube de Benefícios Afinca.

Sua participação é essencial e importante para a conquista e a garantia de direitos de sua categoria.


Juntos Somos Mais!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo