07 de abril – DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Anualmente celebrado em 07 de abril, o Dia Mundial de Saúde é destinado à discutir um tema e difundir ações, a fim de além de manter o bom estado de saúde das pessoas, alertá-las a respeito dos principais problemas que podem atingir a população mundial.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Neste ano, o tema escolhido pela OMS para a promoção da saúde no âmbito desta data foi: “O nosso planeta, a nossa saúde”, com enfoque em sociedades direcionadas ao bem-estar e em ações fundamentais para manter as pessoas e o planeta saudáveis.

Nos últimos 2 anos, em meio à Pandemia do COVID-19, não só acompanhamos a necessidade de investimentos em ciência e tecnologia , a fim de obtermos a cura, como também a valorização de terapias que antes eram chamadas de alternativas e que, atualmente, chamadas de PICS (Práticas Integrativas e Complementares de Saúde), já integram os serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e são oferecidas em algumas cidades do Brasil, como ioga, massoterapia, acupuntura, homeopatia, entre outras práticas.

Os usuários do SUS podem ter acesso às terapias integrativas, sendo necessário que reivindiquem aos secretários municipais de saúde, prefeitos e até mesmo aos funcionários de saúde que passem a incorporar essas práticas nas unidades de saúde próximas às suas casas.

Para além do investimento na promoção da saúde e na prevenção do adoecimento, se faz importante atenção à outros aspectos que giram em torno das decisões políticas, sociais e comerciais, que estão impulsionando a degradação da saúde e do Planeta e que podem geridas através de ações para romper com os os ciclos de destruição do Planeta e visem uma economia sustentável

Veja aqui algumas dicas do que, cada um de nós pode fazer para ajudar o Planeta:

• Economizar no consumo de água e energia
• Plantar uma árvore nativa da sua região
• Reutilizar materiais como plásticos e papelões para criar objetos recicláveis
• Compartilhar conteúdos que promovam a sustentabilidade
• Consumir menos produtos industrializados, dando preferência a frutas e hortaliças da época
• Reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal
• Utilizar menos automóveis para locomoção. Se for possível, optar por fazer trajetos a pé ou de bicicleta.

Faça sua parte!



Uma representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo