DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e promoção de mudança de hábitos para reduzir as chances de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, uma vez que, segundo dados do INCA, em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade.

Sendo um tipo de câncer que ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos, possui como principais fatores de risco o tabagismo e o excesso de ingestão de bebidas alcóolicas, que são responsáveis por 70% dos casos dessa neoplasia, que englobam tumores da cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal.

Embora, a maioria dos cânceres de cabeça e pescoço possam ser detectados de forma precoce, em exames realizados feitos pelo médico ou dentista, alguns sintomas comuns e mais simples podem confundir o paciente que acaba não procurando um especialista, como uma rouquidão ou dor e garganta constante.

Vale reforçar a necessidade de visitas regulares ao médico e a atenção aos sintomas, a fim de realizar um diagnóstico precoce e o tratamento adequado, e assim aumentar as chances de cura.

Saiba também: Como é feito o primeiro atendimento no INCA.


Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo