16 de março – DIA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Celebrado para gerar alerta de atenção em toda população e governantes em relação às ações necessárias para tentar frear as alterações climáticas que impactam negativamente na qualidade de vida e saúde de todo o planeta.

Principais fatores responsáveis pelas mudanças do clima em todo o mundo
Vários destes fatores são intrínsecos à própria natureza, como:
• Ciclo do sol;
• Variação orbital;
• Deriva dos continentes;
• El Niño e La Niña;
• Vulcanismo;
• Impactos de meteoritos.

Porém, segundo o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), há quase 90% de certeza de que o aumento da temperatura terrestre que tem sido verificado é provocado por ação humana.
Esta ação está diretamente ligada à emissão de gases poluentes como o CO²(dióxido de carbono), óxido nitroso, dentre outros, o que tem sido amplaente discutido, desde 1995, por lideranças de todo mundo nas Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP’S), que são realizadas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC).

Nas COP’S, que acontecem anualmente, também tem o papel de avaliar os resultados de todas as ações que foram propostas no ano anterior.
A COP 26, que ocorreu entre os dias 31 de outubro e 12 de novamebro de 2021, na Itália, tem como princiapais objetivos a serem alcançados:
• Garantir a emissão líquida zero no mundo até o meio do século XXI e manter o aumento médio de temperatura global em até 1.5ºC;
• Proteger as comunidades e ecossistemas locais; e
• Aprimorar os mecanismos de financiamento com países desenvolvidos e instituições financeiras.

Quer ver todas as propostas da COP-26 clique aqui.

Quais são as consequências no Planeta?
O aumento progressivo de temperatura, também conhecido como aquecimento global, observado em todo mundo e que pode culminar em:
● Derretimentos das geleiras e consequentemente o aumento no nível dos oceanos que chegam a subir 3,2 milímetros ao ano;
● Aumento da acidez oceânica causada pelos mesmos gases do efeito estufa que são absorvidos em grande quantidade nos oceanos alterando o ecossistema marinho, causando a morte dos recifes de corais;
● Secas, tempestades tropicais, furacões, inundações, ondas de calor e deslizamentos de terra serão mais frequentes, causando a morte de milhares de pessoas, diminuindo a produção agrícola mundial.

O aumento no nível das marés está ocorrendo em um ritmo acelerado, superando as antigas previsões do IPCC, as geleiras estão derretendo de dentro para fora, formando bolsões de ar que aceleram o derretimento.

Como conter?
• Buscar um economia sustentável com baixa emissão de carbono, e assim, minimizar os impactos negativos na sociedade e no ambiente.

Quais as ações do governo brasileiro em relação às mudanças climáticas?
No Brasil, pouco ou nada se fez nos últimos anos para frear o avanço catastrófico da emissão de poluentes. O atual governo tem contribuído em muito para devastação de florestas, a fim de beneficiar atividades bem mais rentáveis que a preservação das matas, como é o caso do agronegócio e a extração madeireira, o que tem se itensificado cada vez mais.

O que você pode fazer?
● Consumir de forma sustentável, ou seja, uma forma consciente de adquirir, utilizar e descartar produtos, o que ajuda a reduzir a geração de resíduos, através de um descarte seletivo;
● Renovar os hábitos no dia a dia, economizando luz e água;
● Fugir de produtos industrializados, dando preferência aos alimentos agorecológicos;
● Evitar poluir o meio ambiente e começar fazendo pequenos trechos de seus trajetos diários, de bicicleta ou uma caminhada.

Faça a sua parte para conquistarmos um mundo melhor pra você e para todos!

Referências:
Politize – Mudanças Climáticas
Climaterra – Mudanças Climáticas



Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo