01 de outubro: DIA DO IDOSO

No Brasil, o Dia do Idoso, que era celebrado em 27 de setembro, passou a ser comemorado no dia 1º de outubro, cuja transferência de datas foi estabelecida pela lei nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de outubro do mesmo ano.

Nesta data, também é celebrado o Dia Internacional do Idoso, que foi criado, no ano de 1991, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), durante a aprovação da resolução 46/91, com o objetivo de criar espaços de debate, que tratassem da importância dos direitos dos idosos e a preservação do respeito por este público, incentivando a população em geral, sobre as necessidades das pessoas idosas.

O Dia do Idoso tem por objetivo sensibilizar e conscientizar os governantes e cidadãos sobre a criação de políticas públicas e os papéis sociais que devem desempenhar em prol de fomentar os principais anseios dos idosos, oferecendo-lhes qualidade de vida e um envelhecimento digno, proporcionando discussões sobre a necessidade de se pensar em espaços inclusivos.

No Brasil existe uma legislação que dispões os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 (sessenta) anos, através da lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003.

Gratidão à toda população idosa que construiu e constrói de geração em geração, os alicerces para se plantar o novo com base no aprendizado do passado!


Em respeito e valorização ao legado deixado por nossos antecessores, permanecemos na luta!
Junte-se à Afinca e fortaleça nossa história de conquistas por melhores condições de trabalho e de vida para os servidores do INCA.

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo