11 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE

A data que foi criada pela Federação Latino-Americana de Obesidade, há pouco mais de 20 anos, se tornou oficial através da Lei nº 11.721 assinada em junho de 2008, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo, podendo acarretar em um impacto negativo na saúde do indivíduo e aumentar a probabilidade do surgimento de diversas doenças secundárias, como a apneia do sono obstrutiva, diabetes do tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, alguns tipos de cancro, osteoartrite e depressão.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada e divulgada pelo IBGE em outubro de 2020, o percentual de pessoas obesas em idade adulta no país mais do que dobrou em 17 anos, indo de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8%, em 2019. No mesmo período, a proporção da população adulta com excesso de peso passou de 43,3% para 61,7%, representando quase dois terços dos brasileiros.

A obesidade pode ser causada, em casos mais raros, por distúrbios como síndromes e algumas outras doenças. Porém, as causas mais comuns são:
• Predisposição genética
• Sedentarismo
• Hábitos alimentares pouco saudáveis
• Problemas psicológicos e emocionais
• Uso de alguns medicamentos
• Distúrbios hormonais

A prevenção contra a obesidade requer uma mudança de estilo de vida, com a inclusão da prática de atividades físicas no dia a dia, além de uma alimentação adequada com refeições mais saudáveis e balanceadas, reduzindo o excesso de alimentos ricos em gordura e açúcar, conforme orientações de um profissional especializado.


Conheça a Afinca e associe-se!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

facebook: afincaoficial
instragram: afinca_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo