DIA DO MÉDICO DO TRABALHO

Esta data é celebrada em homenagem ao nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini (1633 – 1714), que escreveu o livro De Morbis Artificum Diatriba (As Doenças dos Trabalhadores, em português), publicado em 1700, o qual sinalizava à época, os problemas de saúde que acometiam os trabalhadores, alertando assim, sobre a necessidade de um conhecimento médico sobre a ocupação dos pacientes, a fim de obter um diagnóstico mais preciso, visando a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. E também, a promoção da saúde e qualidade de vida.

Ramazzi, através de sua obra, conduziu a classe médica a ter uma visão mais empírica, e assim, ao longo do tempo, a Medicina do trabalho vem sendo aprimorada e sofrendo constantes transformações, demandando ao médico do trabalho um saber mais abrangente e que além de respeitar a transversalidade da atuação deste profissional, ultrapassa a medicina, tornando-se um braço importante no trabalho de prevenção.

Parabéns a todos os profissionais de medicina que se dedicam a preservação da saúde diante das especificidades do campo de atuação dos profissionais que atendem!
.
.
Conheça a Afinca e associe-se!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

facebook: afincaoficial
instagram: afinca_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo