DIA DO NÃO FUMAR
Se você soubesse um jeito de evitar a morte, o que você faria?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O uso intenso e constante do tabaco eleva a probabilidade da ocorrência de derrame cerebral e aneurismas arteriais. O tabagismo também aumenta o risco de câncer de faringe, laringe e esôfago, pâncreas, bexiga. Já na gravidez, aumentam os riscos tanto para a gestante quanto para o bebê.

Hoje, 16 de novembro, foi escolhido como o Dia do Não Fumar, a fim de conscientizar a população sobre os males ocasionados pelo fumo e também os fatores de risco a ele associados, tanto que ao longo da última década, governos e sociedade têm feito muito em prol de uma vida mais saudável, vide a Lei nº 12.546 (Lei antifumo), criada no ano de 2011 e que proíbe o ato do tabagismo em espaços de uso comum, total ou parcialmente fechados, em qualquer um dos lados, em que haja circulação de pessoas.

A Lei Antifumo, além da proibição de fumar nos locais totalmente fechados, em todo o país, agora também impede o fumo nos locais parcialmente fechados em qualquer um de seus lados por uma parede, divisória, teto ou toldo. E nada de fumódromos.

Que tal aproveitar esse dia e usar uma estratégia para parar de fumar? Aqui vão algumas dicas:
• Adquirir hábitos mais saudáveis, como: tomar mais água, praticar exercícios físicos e substituir a vontade de fumar por alimentos saudáveis ao invés daqueles que apenas te ajudarão a ganhar peso;
• Eliminar ou minimizar situações e objetos que te lembrem do ato de fumar – exemplo: isqueiros, fósforo, cinzeiro e também aquele cafézinho que está sempre acompanhado do fumo;
• Para evitar a ansiedade, tente eliminar distrações e pensamentos voltados para o ato de fumar.

Agora, você pode aproveitar e desafiar um familiar ou amigo tabagista a trocarem apoio neste momento!

.
.
Junte-se à Afinca em busca de novas conquistas e em defesa dos direitos dos funcionários do Instituto Nacional de Câncer.
Associe-se!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo