DIA DO OBSTETRA

Hoje (12/04), celebramos o Dia do obstetra, especialidade médica responsável por acompanhar a saúde da mulher e do bebê, desde o planejamento da gravidez, assim como durante a gestação, o parto e também o pós-parto.

Curiosidade:
Obstetra é uma palavra que vem do latim obstetrix, do verbo obstare, que significa “ficar ao lado de”. Por isso, o obstetra é literalmente alguém que fica do lado, que acompanha e ajuda.

Segundo Boletim Epidemiológico, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, vem-se observando um declínio na taxa de mortalidade infantil , com uma diminuição de 5,5% ao ano nas décadas de 1980 e 1990, e 4,4% ao ano desde 2000, atribuído além de outros fatores, por uma melhoria nos serviços de atenção primária à saúde, que proporcionou maior acesso ao pré-natal.


Parabéns a todos os obstetras, que se dedicam à atenção básica da mulher e do bebê, trazendo maior qualidade ao parto e à vida!


A Afinca planeja sua saúde com você e oferece opções para o seu bem-estar e saúde em seu Clube de Benefícios (clique e conheça)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo