DIA DO TÉCNICO EM SERVIÇO DE SAÚDE

Celebrado em 14 de abril, o Dia do técnico em Serviço de Saúde, visa homenagear todos os profissionais que contribuem para a manutenção da saúde dos pacientes com cuidados diretos e indiretos que possibilitem às pessoas uma vida mais saudável.

Segundo o Observatório dos Técnicos em Saúde, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz):

“O trabalho técnico em saúde é compreendido como aquele realizado pelo conjunto de trabalhadores que exercem atividades técnico-científicas no setor saúde, desde as atividades dos agentes comunitários de saúde, até a dos tecnólogos de nível superior. Portanto, não restringimos a noção de técnicos em saúde à escolaridade destes, como é normalmente associada.

O nosso entendimento é que a qualificação dos trabalhadores, de maneira geral, e os de saúde em particular, não se restringe à posse dos saberes escolares mas é multideterminada. A educação profissional em saúde é compreendida aqui como uma mediação específica da formação humana na totalidade das relações sociais.”
(trecho extraído do site: observatorio.epsjv.fiocruz.br)

Portanto, se você pensar em uma estrutura hospitalar, por exemplo, os técnicos em serviço de saúde, são todos aqueles envolvidos com o processo de bem-estar e a manutenção da saúde do paciente, que vai desde:

Os técnicos em administração hospitalar, que efetuam as compras de medicamentos, o pagamento de contas, dentre outras atividades, até os técnicos em equipamentos biomédicos que cuidam do desenvolvimento, construção e manutenção dos equipamentos de monitoramento e exames. Assim como também, caso você necessite de algum medicamento, seja ele dispensado na Farmácia do hospital ou não, possivelmente, você será atendido por um técnico em serviços de saúde.

Sendo assim, lembre de parabenizar os profissionais que tornam ainda mais eficazes os cuidados à sua saúde.


Uma representação forte se faz com uma Associação forte!
Associe-se à Afinca!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo