
No Brasil, o Dia do Trabalhador só foi reconhecido em 26 de setembro de 1924 através do decreto nº 4.859 assinado pelo então presidente Artur da Silva Bernardes. A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas.
A defesa dos direitos dos trabalhadores sempre esteve sob a luz das organizações de trabalhadores, que surgiram no final do século XIX, a fim de fortalecer a luta dos trabalhadores contra uma estrutura trabalhista de benefícios unilaterais do empregador.
Ainda, se faz necessário, repensar sobre os sentidos das instituições de classe: sindicatos, associações e entidades, diante das constantes tentativas do poder público de amputar direitos de forma a desprivilegiar os trabalhadores, ocasionando retrocessos para a sociedade brasileira.
“A Afinca está comprometida e engajada com movimentos de luta e preservação dos direitos constitucionais adquiridos e eventuais irregularidades práticas em desfavor dos profissionais do Instituto Nacional de Câncer e consequente ganho para a sociedade, a fim de possibilitar a permanência de todo os bônus conquistados pelos trabalhadores e a prestação de um serviço de qualidade à população”, afirma o presidente da Associação, Leonardo Murad.
Parabenizamos todos os trabalhadores e em especial aos colaboradores da Associação, Aposentados, Pensionistas e Profissionais da ativa de todas as unidades do INCA!
Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial