DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Nesta 5ª-feira (05/05), o mundo comemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos, e esta data nunca fez tanto sentido quanto no momento pelo qual passamos desde o início da Pandemia de Covid-19 em 2020, quando órgãos de saúde, inspeção e vigilância sanitária foram acionados quanto à orientação dos cuidados básicos para a contenção de contágio, o que incluía, dentre outros procedimentos, a higienização das mãos.

Criado em 2009, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), este dia tem como objetivo, alertar sobre a importância da higienização das mãos na prevenção e no controle de infecções.
Segundo a OMS, o ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) possui em seu calendário anual de cursos, com previsão para realização em outubro deste ano, o Curso de EAD em Higienização das mãos, voltado para profissionais e estudantes da área da saúde (público externo); profissionais do INCA (público interno), cujo pré-requisito é o vínculo de trabalho ou estudo na área de saúde.

A inciativa do Instituto visa orientar esses profissionais na compreensão da importância da prática de higienizar as mãos como medida de segurança individual e coletiva.

O curso que terá carga horária total de 4 horas está sob a coordenação de Elinaldo Leite Quixabeiro e Luciana de Oliveira Ramadas e possuí a seguinte ementa:
• Perspectiva Histórica,
• Transmissão de micro-organismos,
• Indicações para a higienização das mãos,
• A prática de higienização das mãos e
• Adesão regular da prática de higienização.

Pata mais informações, acesse: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/educacao-a-distancia


Seguindo hábitos corretos de higiene, cada um de nós poderá impactar positivamente no todo.
Junto somos mais fortes e vamos mais longe!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo