DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

Criado pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental tem o objetivo de alertar sobre a importância e os riscos de doenças mentais, que muitas vezes agem de forma silenciosa, além de conscientizar governantes e organizações da sociedade civil sobre a necessidade de criação de políticas públicas que disseminem informações e fomentem cuidados à saúde mental da população.

O aumento cada vez maior de doenças mentais ao redor do mundo, sobretudo durante a Pandemia da Covid-19, é alarmante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade (9,3% da população) e ocupa a 5ª colocação em depressão no ranking mundial. Novos dados mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão.

Diante destes números, cresce a importância de se redobrar a atenção e os cuidados com a mente, uma vez que toda a população mundial teve suas relações afetadas com a necessidade de isolamento social, que ocorreu de forma abrupta gerando um panorama de ansiedade, angústias e incertezas e afetando ainda mais à saúde mental.

Torna-se iminente a necessidade de movimentos e campanhas, a exemplo da Campanha Setembro Amarelo, organizada desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de reduzir o número de suicídios no Brasil, dos quais cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens, o que demonstra ser fundamental que haja acesso contínuo ao tratamento à pacientes acometidos por transtornos mentais.

Portanto, a prevenção dos transtornos mentais emocionais são fundamentais para ajudar à população a lidar de forma cautelosa com situações adversas, através de tratamentos e cuidados adequados para as pessoas com tais distúrbios como prevê um dos objetivos da Federação Mundial de Saúde Mental que desenvolve um trabalho focado também na promoção da saúde mental.

A saúde mental, tão importante para o bem-estar do indivíduo, pode ser encontrada em alternativas que possibilitem a harmonia das relações consigo e com o próximo. Seguem alguns hábitos simples que podem te auxiliar:

• Adoção de padrões de sono saudáveis;
• Exercícios físicos regulares;
• Desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e resolução de problemas;
• Medidas para lidar com as emoções;
• Apoio da família, escola e comunidade.
.
.
Lembre que esta matéria tem cunho informativo, portanto ao menor sinal ou sintoma de perturbações mentais, busque um profissional especializado.

Curiosidade:
A Federação Mundial para a Saúde Mental ( WFMH ) é uma organização não governamental (ONG) multiprofissional internacional , incluindo cidadãos voluntários e ex-pacientes. Foi fundada em 1948 na mesma época que as Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fontes:
https://pt.abcdef.wiki/wiki/World_Federation_for_Mental_Health
https://veja.abril.com.br/saude/pesquisa-indica-que-86-dos-brasileiros-tem-algum-transtorno-mental/
https://www.setembroamarelo.com/
.
.
Conheça a Afinca e associe-se!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

facebook: afincaoficial
instagram: afinca_oficial

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo