DIA MUNDIAL DO CÂNCER DE OVÁRIO

Uma rede de ONG’s de todo o mundo promovia em 2013, uma campanha, a fim de aumentar o alcance da informação e consequentemente a conscientização sobre o câncer de ovário, originando assim, o Dia Mundial do Câncer de Ovário, cujo combate através da difusão de informações é celebrado em 08 de maio.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), “O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. A quase totalidade das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células epiteliais (que revestem o ovário). O restante provém de células germinativas (que formam os óvulos) e células estromais (que produzem a maior parte dos hormônios femininos).”

Na publicação Estimativa/2020 – Incidência de Câncer no Brasil, o Instituto estima ainda, que para o triênio 2020-2022, apenas no Brasil, sejam diagnosticados 6.650 novos casos de câncer de ovário, valor que corresponde a um risco estimado de 6,18 casos novos a cada 100 mil mulheres.

A pesquisa também aponta os seguintes dados demográficos:
“…Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de ovário ocupa a sétima posição mais frequente nas Regiões Nordeste e Norte, com um risco estimado de 5,67/100mil e de 3,28/100 mil, respectivamente. Nas Regiões Sudeste (7,01/100 mil) e Centro-Oeste (5,09/100 mil), ocupa a oitava posição e, na Região Sul (7,06/100 mil), a nona…”

Visitas regulares ao ginecologista e a condução de exames de rotina ajudam a prevenir essa doença silenciosa.

Saiba mais em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-ovario


Atenção!
As informações aqui prestadas são apenas a titulo de curiosidade e esclarecimento. Portanto não substituem uma consulta médica.


Uma representação forte se faz com uma associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo