DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA
Por que é importante a realização do exame?

Sancionada em junho de 2008, a Lei nº11.695/2008 institui o dia 05 de fevereiro como o Dia Nacional da Mamografia e tem por objetivo alertar sobre a importância do exame na detecção precoce de alterações mamárias, a fim de evitar o câncer.

Segundo dados do INCA, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres (INCA, 2022).

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que o exame de mamografia seja realizado em mulheres de 50 a 69 anos, a cada 2 anos, ou dentro da periodicidade determinada por um especialista, levando em consideração o caso clínico da(o) paciente, o que incluí seu histórico familiar.

Embora a incidência deste tipo câncer em homens seja muito rara, representando um total de 1% dos casos de câncer de mama, o que significa dizer que para cada 100 mulheres acometidas, 1 homem é diagnosticado, vale ressaltar que assim como as mulheres, torna-se importante consultar um médico ao menor sinal de alteração nas mamas.

Dados compartilhados pelo INCA observam que “…a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor…”

Faça ou autoexame e visite seu médico periodicamente.


Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo