DOAR ÓRGÃOS É DOAR VIDA

Nesta 2ª-feira, 27 de março, é celebrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o que foi instituído pela Lei N.º 11.584, de 28 de novembro de 2007. O principal objetivo desta data é conscientizar a população em geral sobre a importância de ser doador de órgãos, um ato que pode salvar vidas.

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após decisão final e a autorização familiar e somente poderá ser realizada pós constatação de morte encefálica, conforme prevê a Lei Nº 9.434.

Vale ressaltar que existem dois tipos de doador:

1 – O doador vivo: qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

2 – O doador falecido. São pacientes com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral).

O transplante de órgãos tem o intuito de ajudar milhares de pessoas que lutam por uma oportunidade de salvar as suas vidas e muitas vezes, vêem nessa prática sua única oportunidade de um recomeço.

Seja um doador! Dê mais uma chance à vida!
.
.
Conheça a Afinca e associe-se!
Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

facebook: afincaoficial
instagram: afinca_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo