OUTUBRO ROSA
Uma Campanha sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

Criada na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a Campanha Outubro Rosa se disseminou pelo mundo e tem por objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade e principalmente o público feminino sobre a importância de preveção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer),o câncer de mama, doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, é o tipo de câncer mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Em seu cronograma anual da Campanha, o INCA (Instituto Nacional de Câncer), que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Busque sempre fazer o autoexame e programar um check up anual com seu médico. No surgimento de qualquer sintoma, fique alerta e procure serviço especializado.

Para mais informações acesse:
Fontes:
https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cancer_mama_preciso_falar_disso.pdf

Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!
Associe-se!

facebook: afincaoficial
instagram: afinca_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo