AFINCA INFORMA: O MÉDICO DO TRABALHO NÃO TEM PODER PARA “APOSENTAR POR INVALIDEZ” OS SERVIDORES PÚBLICOS

Servidores têm relatado a insistência de alguns gestores em intimidar seus comandados com a “aposentadoria por invalidez” quando esse servidor necessita de cuidados médicos frequentes. Ao tomar conhecimento da situação, a AFINCA consultou a Assessoria Jurídica, e vem por meio deste informe, esclarecer a questão.

Segundo os Advogados, a Junta Médica não tem a prerrogativa de aposentar servidores. A junta médica PODE SOMENTE RECOMENDAR a aposentadoria. Mesmo assim, com base na lei 8112/1990, a junta só poderá recomendar a aposentadoria por invalidez (atualmente por incapacidade), caso seja precedida por licença para tratamento de saúde.

O Escritório de advocacia ainda reitera que tal comportamento (ameaça de aposentação por invalidez) pode configurar assédio. A aposentadoria depende de laudo médico sugestivo, e como supracitado, é precedida de licença para tratamento da própria saúde.

Assim, a inatividade por invalidez temporária não pode configurar razão para penalidade disciplinar e deve ser considerada uma necessidade médica.

A AFINCA está aberta para esclarecer qualquer funcionário do INCA (Gestor e Servidor) e principalmente acolher aqueles que se sintam coagidos. Nossos advogados estão à disposição.


Uma Representação forte se faz com uma Associação forte!

Siga-nos em nossas redes sociais:
instagram: afinca_oficial
facebook: afincaoficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na Newsletter
Últimas Notícias

Associação dos Funcionários do Instituto Nacional de Câncer

AFINCA
“O legado que desejamos deixar é que a Associação seja, além de um espaço de luta pelos direitos dos servidores, também o local onde se possa acolher suas principais necessidades e de suas famílias.”
Dr. Edio Jurarez de Andrada Pereira
Sócio fundador

Passo a passo no site gov.br

Descrever aqui o passo a passo